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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

As aulas do Super Bowl

Nesse domingo tivemos uma aula do que é o marketing no esporte e como lucrar com isso, o evento do dia 06/02 foi assistido SOMENTE nos Estados Unidos por 110 milhões de pessoas. No Brasil muitos bares que passaram o jogo ficaram com a lotação máxima.

Podemos comparar a paixão do americano com o seu futebol com a paixão do brasileiro com nosso "soccer", se em um lugar da certo, por que não daria aqui? 30 segundos durante o intervalo do Super Bowl custam em média US$3 Milhões apenas em veiculação. O mundo inteiro está te vendo.


Sei que uma grande final no Brasil não seria vista pelo mundo inteiro, mas acham mesmo que um clássico paulista passa só em São Paulo??? É noticia no Brasil inteiro com toda certeza, ainda mais com a internet que você consegue ter noticias de qualquer coisa a qualquer momento.


Imaginem o jogo Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil com direito a Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, da pra ganhar muito dinheiro tanto com patrocinadores pontuais quanto com acordos televisivos.


Enquanto nos jogos aqui no Brasil no intervalo chamam 10 torcedores que chutam uma bola em cima de uma lona e vão embora, no Super Bowl temos um espetáculo com direito a Black Eyed Peas. E entendo que é uma final e etc. mas nos jogos da NBA a brincadeira entre torcedores e o mascote do time no intervalo é muito mais legal e divertida do que chutar uma bola em cima da lona.


Os dirigentes brasileiros ainda não entenderam que o pós venda de um ingresso é ser bem tratado dentro de um estádio de futebol, afinal nem sempre vemos o final que desejamos dentro de campo, o mínimo que o torcedor merece é ser tratado com respeito e ter estrutura para se sentir a vontade dentro de sua segunda casa, que é o estádio de seu time do coração. E quem sabe entrar em campo durante o intervalo e ganhar alguma coisa se der o chute mais legal ou se fizer algo? Imagina a felicidade do torcedor de ir assistir seu time, entrar no campo em que seus ídolos jogam e ainda por cima se fizer o gol mais legal conhecer seus ídolos no fim do jogo, ou ganhar uma camisa autografada. Não custa muito para o clube mas tem um valor agregado para o torcedor que provavelmente não tem preço.

Quando um profissional da área da publicidade tem que criar uma campanha ele tem que conquistar o público, mas o público dos times ja estão definidos e amam aquela marca com aquelas cores, é só tratar bem o torcedor. A lição que fica para os brasileiros é que vale a pena cuidar do torcedor e fazer de um jogo grande uma grande festa vale a pena, os clubes tem o público alvo em suas mãos, basta mexer com o amor que ele sente pelo clube.

Twitter: @Erick_Cardoso

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