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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ta na hora do Marketing

Acho que é uma coisa que o Brasil ainda não aprendeu no futebol, ou até mesmo em todos os esportes.

Vejamos o caso do Barcelona que veio ter seu primeiro patrocínio esse ano, e SÓ um. E da onde vem o dinheiro para montar grandes times e ser campeão? Dos associados, o torcedor é mensalista do clube e se orgulha disse, pois possui benefícios fora o fato de poder mostrar para todos que torce para aquele time e ajuda seu time com uma pequena contribuição. É claro que ser campeão rende dinheiro, mas para ser campeão tem que ter investimento e esse investimento vem de estádios lotados, associados. O estádio ta sempre lotado porque são vendidos ingressos para o ano inteiro, seria hipocrisia dizer que não existem cambistas na Europa, é claro que existe, só que se o clube trata o torcedor bem e cria um mecanismo de venda de ingressos para o ano inteiro em primeiro lugar faz com que o torcedor vá em todos os jogos, mesmo no fim do campeonato, afinal ja está pago.

O que eu quero dizer é que vale a pena investir em marketing, o Corinthians fez muito isso quando contratou o Ronaldo, mas fez algumas ações pontuais, não para atrair associados, imagine se fosse aproveitada a imagem do  Ronaldo e do Roberto Carlos para o torcedor do clube se associar ao clube e contribuir e não só comprar miniaturas.

A maioria dos clubes possuem o serviço para o torcedor virar um associado, mas poucos torcedores sabem das vantagens e dos planos disponíveis.

Pensando só nos clubes de São Paulo as possibilidades seriam imensas, vejam o Santos, Neymar, Ganso, Elano são jogadores que chamariam torcedores para dentro do clube e não só para dentro do estádio. E o mesmo se aplica a Palmeiras com Kleber, Valdivia, Marcos, Felipão. No São Paulo chegou o Rivaldo que pode ser uma grande fonte de exploração para o marketing do clube e ainda tem o Rogério Ceni e essa garotada nova que vem surgindo no clube e na seleção Sub-20.

Acho que tais ações não sairiam tão caras para os clubes, ja existem algumas ações de marketing em alguns deles, principalmente de miniaturas de jogadores, mas os clubes de futebol tem que entender que os torcedores são muito mais fanáticos aqui no Brasil do que os europeus, então se da certo la, por que não daria aqui?

Acho que investir no marketing esportivo traria muito retorno para os clubes e poderia ajudar no controle das  dívidas dos clubes, basta ter visão de mercado e se dedicar ao projeto.

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